segunda-feira, 14 de julho de 2008

Perfil Amanda Polato por Leila Rodrigues

Inúmeras paixões de uma jornalista

Arte não dá dinheiro! Foi a primeira coisa que Amanda ouviu da boca do pai ao falar sobre a possibilidade de prestar vestibular para o curso de Artes. Não que fosse algo que ela quisesse muito, mas estava na sua cesta de opções junto com Jornalismo, esta sim a profissão que, desde pequena, atraía a sua curiosidade.

“Menina, ainda, olhava para aquelas colunas certinhas e pensava como as palavras se encaixavam tão bem naqueles espaços. A possibilidade de viajar, conhecer lugares e ter contato com pessoas diferentes era outra coisa que me encantava na profissão”, recorda Amanda, com um certo brilho no olhar.

Assim foi feito. A inscrição na USP para Jornalismo e na Unicamp optou por artes plásticas. Conseguiu na USP e pensando na família, na distância e nas despesas, não compareceu nas provas da 2ª fase da Universidade em Campinas.

Amanda como qualquer jovem tem várias paixões e, diferentemente da maioria deles sempre teve, como se costuma dizer “o pé no chão”, conhecedora das limitações financeiras da família. Estudou em escola pública e, paralelamente com o colegial, cursou Mecânica Industrial na escola técnica. Na sua cabeça, a idéia era terminar o colégio com uma profissão. “É óbvio que o curso não tinha nada a ver comigo e me lembro bem que fiz amizade com um colega de classe que também se sentia fora do contexto.” As conversas filosóficas com o Rômulo eram bem profundas, conta rindo Amanda, comprovando que não enveredaria, definitivamente, pelas “rebimbocas da parafuseta”.

O Jornalismo venceu, mas, creio, que por pouco tempo. Amanda Polato tem vontade de fazer História e o vestibular já esta nos seus planos deste ano, quando termina o curso de jornalismo na USP. Pergunto a ela como ela se vê daqui a alguns anos. Sem pestanejar, agora com um olhar muito mais brilhante, responde:

_ Daqui a uns 20 anos me enxergo como uma grande pesquisadora na área de História.

Então, neste exato momento da entrevista, percebi que iremos perder uma grande jornalista.

Um comentário:

Fran Altheman disse...

Que legal! Texto muito bem escrito... e realmente é uma pena perder uma jornalista feito a Amanda...